Reunidos
Nas primeiras horas de quinta-feira, o governador Tião Viana se reuniu com os deputados da base de aliados na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Um dos motivos do encontro foi para tratar sobre a Lei Orçamentária Anual.
Não estava na Casa
Logo após a reunião, a bancada governista decidiu votar a LOA ainda na quinta-feira. O interessante é que a decisão foi tomada sem ao menos a peça orçamentária estar presente na Aleac para ser apreciada pelos parlamentares.
Aprovada
Em sessão extraordinária, os deputados aprovaram na noite desta quinta, por 14 votos favoráveis e apenas um voto contrário, a Lei Orçamentaria Anual (LOA) que fixa a receita do Estado para o exercício financeiro de 2015.
Não mesmo
Era exatamente 20:45h quando a peça orçamentária deu entrada na Casa Legislativa e os parlamentares “conseguiram” a proeza de “analisar” duas mil páginas em apenas 30 minutos.
Demora
A rapidez na análise foi devido à demora do Executivo em encaminhar o documento para o parlamento.
Atrasado
O projeto normalmente é enviado três meses antes do término do ano legislativo, tempo considerado suficiente para sua análise.
Votação da LOA
Nos corredores da Aleac corria o comentário de que a votação em regime de urgência teria como principal motivo às férias do governador Tião Viana (PT). Ele não queria se ausentar do Estado antes da votação da LOA.
Aprovada
As 22h, a peça orçamentária foi votada no plenário da Casa Legislativa. Entre piadas e gargalhadas, os deputados aprovaram a LOA.
Contra
O único deputado que votou contra o orçamento foi o deputado tucano que alegou falta de tempo hábil para a devida análise do documento e falta de debate sobre o valor do orçamento.
Apenas ele
Falando na oposição, vale frisar que apenas o Major Rocha se encontrava presente durante a votação da LOA. Rocha foi um gigante na noite desta quinta-feira.
Pularam do barco
Antonia Sales, Gilberto Diniz, Chagas Romão e Toinha Vieira sequer tiveram o trabalho de aparecer na Aleac.
“Entender”
Levando em consideração que três desses quatro deputados não estarão presentes na próxima legislatura, há de ser “entender” a ausência dos mesmos durante a aprovação de um projeto tão importante para o Acre.
Ainda assim…
Na realidade, eles representam a si mesmos no parlamento estadual e não o povo. Caso contrário, teriam comparecido à Aleac, mesmo que já fosse notório a aprovação da LOA.
Desinteresse
O que se vê não é uma oposição fragilizada, como bem argumentou o líder do PT na Aleac, deputado Geraldo Pereira, mas, sim, uma oposição desinteressada.
Audiência
Senadores Jorge Viana e Aníbal Diniz, ambos do PT, tiveram ontem audiência com o ministro da Integração, Francisco José Coelho Teixeira. No encontro, eles trataram sobre a ajuda aos desabrigados pelas cheias dos rios Tarauacá e Muru.
Dinheiro em caixa
Ficou acertada a liberação de mais R$ 794 mil para os alagados. O recurso será repassado à prefeitura do município até o início da próxima semana.