A vice-governadora do Acre, Mailza Assis (PP), está presente na primeira noite do Festival da Macaxeira, que acontece na Praça da Revolução, em Rio Branco, nesta quarta-feira (26). Segundo ela, o evento é uma promoção do lazer para a população e do empreendedorismo local.
“Primeiro, quero parabenizar os organizadores, os idealizadores. De certa forma, é uma promoção de lazer, mas também de empreendedorismo, do fortalecimento do comércio e do nosso produto. Então, parabéns a todos, ao nosso prefeito Bocalom, que teve essa ideia, e a participação do grupo de uma forma geral. Também os dançantes da quadrilha que vão se apresentar. É valorização da nossa cultura”, afirma a vice-governadora.
Além disso, Mailza Assis o Festival da Macaxeira é uma exposição que ajuda a fomentar a economia, além de trazer lazer e diversão para os acreanos.
“É uma coisa nova [o Festival]. Um produto que o nosso estado consome tanto, que tem tantos derivados especiais, como a nossa farinha. É, de certa forma, uma exposição com grande valor que fomenta a nossa economia e também traz o lazer e a diversão para a nossa população”, pontua Assis.

De acordo com a vice-governadora, a parceria entre a Prefeitura e o Governo tem tudo para dar certo. Ela afirma que a união de força entre os dois é para fazer o bem à população. “Tudo para dar certo. É a nossa capital, a maior cidade do Estado, e o Estado precisa dar esse suporte, agora em parceria com o prefeito Bocalom, unindo forças para fazer o bem para a nossa população”, destaca.
Acisa
O Festival da Macaxeira ocorre com uma parceria entre a Prefeitura de Rio Branco e a Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa). O presidente da Acisa, empresário Marcello Moura, pontua que a idealização foi evento ocorreu após uma troca de ideias com a Prefeitura sobre homenagear a produção rural.
“Foi uma troca bem legal sobre a ideia de homenagear a produção rural, junto com o trabalho que a Prefeitura já faz de apoio de mecanização, do apoio na manutenção dos ramais, para que haja um escoamento da produção. Então a gente juntou tudo isso lá na Acisa e resolvemos montar esse festival”, afirma
Além disso, o empresário ressalta que esse é o primeiro evento a fazer alusão à produção rural e foi feito para homenagear as famílias que produzem no campo. Segundo ele, foi tudo pensado com muito carinho e capricho, e espera mais edições.
“É o primeiro evento com alusão à produção rural. Os eventos sempre são muito urbanos e esse não, a gente faz uma homenagem a toda produção rural em alusão ao plantio, o beneficiamento e industrialização da Macaxeira. É uma homenagem às famílias que produzem a macaxeira e beneficiam ela. É um evento feito com muito carinho, com muito capricho, com muito zelo da Prefeitura e da Associação Comercial. É o primeiro evento, que eu espero que seja de muitos, e que vire uma tradição em Rio Branco e no Acre”, diz Moura.
Matéria com produção do repórter Diogo José