Neste Sábado (29), a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, durante sua passagem ao Acre falou sobre o debate entre preservação ambiental e desenvolvimento econômico do Parque Nacional da Serra do Divisor, além de enfatizar a proposta de mudanças no Parque com fins de Turismo ecológico.
Considerado o maior reduto de biodiversidade da Amazônia, ambientalistas defendem a manutenção da preservação integral da área ou sua transformação em uma área de proteção ambiental, temendo que isso possa abrir caminho para desmatamento e exploração predatória. Em contrapartida, empresários do Acre propõem uma alternativa que visa alavancar o turismo ambiental de forma sustentável, sem comprometer o ecossistema.
A proposta inicial envolve a criação de um grupo de estudos para analisar a viabilidade do turismo ecológico no parque. O objetivo é desenvolver uma infraestrutura que permita a visitação, especialmente por turistas estrangeiros interessados em conhecer a Amazônia em seu estado mais natural. A ideia já foi apresentada ao Ministério do Meio Ambiente, e a ministra Marina Silva mostrou abertura para avaliar a mudança no perfil do parque.
Segundo Marina Silva, um bom plano de manejo pode conciliar a visitação com a preservação ambiental, além de promover educação ambiental e gerar emprego e renda para a população local. “Os parques podem ser visitados de forma sustentável, e isso pode melhorar a vida das pessoas ao redor, integrando-as nesses investimentos”, afirmou a ministra.
A proposta também prevê a construção de uma estrada até o parque e a inclusão da Serra do Divisor na rota turística de Machu Picchu, no Peru, uma das atrações mais visitadas do mundo. Isso atrairia turistas para o Acre, gerando receita que poderia ser reinvestida na preservação do parque.
Os empresários esperam que o Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Ministério do Turismo, apoie e invista no projeto. “A responsabilidade pela política de turismo é do Ministério do Turismo, mas o uso sustentável das áreas protegidas, como os parques nacionais, é nossa responsabilidade”, explicou a ministra, destacando a importância de processos rigorosos de concessão para garantir a preservação.
A proposta de turismo sustentável no Parque Nacional da Serra do Divisor representa uma tentativa de equilibrar a conservação ambiental com o desenvolvimento econômico, beneficiando tanto a biodiversidade quanto a população local.
Matéria em vídeo produzida pelo repórter Adailson Oliveira para TV Gazeta.