Possibilidades de tempestades na próxima semana
O tempo continua chuvoso, ao menos até a semana que vem, quando os meteorologistas preveem o início do verão amazônico, o período de seca. Por enquanto, os acreanos terão que passar os dias desta semana com muitas chuvas isoladas e alta temperatura. Mas é bom se preparar por que ao fim do período chuvoso, pode ocorrer tempestades.
Nas últimas semanas tem chovido bastante em todo Estado e a percepção que se tem é que os dias estão cada vez mais quentes. Nesta terça-feira (28), por exemplo, os termômetros registraram máxima de 30 graus, mas a impressão de calor chamada de sensação térmica, era bem maior.
Quase todos os dias, a população da capital é surpreendida com uma brusca mudança de temperatura, com o sol que se esconde, para em seguida cair uma tempestade.
Para os meteorologistas o tempo tem se comportado como o previsto. Não está mais quente que no ano passado, nem mesmo tem chovido mais. Para se ter ideia a previsão de chuvas para abril é de 180 milímetros e tem mantido essa média. A situação muda a partir da semana que vem, quando acontece a transição para o período de seca, popularmente conhecido como verão amazônico e a população precisa se preparar, por que pode ocorrer tempestades.
Segundo o professor responsável pelo grupo de estudos e serviços ambientais do setor de clima e energia da Ufac, Alexandro Fonseca, a previsão de chuva persiste até o dia 1º de maio, com pancadas isoladas. “As temperaturas no período da tarde serão altas com até 32 graus. Durante a madrugada serão mais amenas, de 20 a 22 graus”, explica.
Ainda segundo o estudioso do clima, é precoce prever qual será o comportamento do período de seca, por que são muitos meses e a natureza tem sua forma própria de se comportar a longo prazo. Mas ele acredita que se mantém o frio tradicional esporádico entre os meses de junho a setembro, influenciado pela massa de ar polar, e que derruba as temperaturas em média para 15 graus.