Foto: Deyvisson Gomes/MP-AC
Na manhã desta quinta-feira, 27, estudantes da U:verse participaram da audiência pública, no auditório do Ministério Público do Estado (MP), em Rio Branco. A universidade declarou falência no dia 30 de junho e fechou as portas sem aviso prévio para os alunos.
O promotor Dayan Moreira Albuquerque, da primeira promotoria de defesa do consumidor do MP, coordenou o encontro, e afirmou que um termo de ajustamento de conduta já existe acerca dessa situação. ele diz que vai haver uma análise maior ainda de ingressar com uma ação civil pública para resguardar o direito dos alunos.
A audiência contou com a presença de representantes de outras universidades privadas para onde os alunos devem ser remanejados.
A estudante Deborah, estava terminando a graduação no curso de Direito na faculdade U;verse fala sobre a indignação sobre a falta de transparência da situação com os estudantes e sobre as preocupações com a demora de mais de mais um ano e método de ensino
“O estudo não vai ser proveitoso como estava sendo anteriormente, até porque é outra grade curricular, outro método de ensino, então tudo isso vai trazer um impacto, estamos cinco anos na instituição, já conhecemos a forma de avaliação e os critérios, estamos desamparados” comenta a estudante.
A presidente do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC), Alana Albuquerque estava presente. Na avaliação de um desses representantes, esse remanejamento é complexo devido a particularidade de cada aluno. Leandro, também do curso de direito, apresento um fato aos presentes
“Tive o conhecimento de um documento onde a instituição U:verse já vinha negociando a locação do imóvel desde de março, e esses trativos já vem desde 2022 e nós não tínhamos conhecimento, e o decreto que trata sobre essa questão de ensino superior prevê que a instituição deve fazer a comunicação prévia ao MEC, e foi escondido”, afirma Leandro.
O representante do MP não pôde falar com a imprensa, de acordo com o porta-voz, são cerca de 86 estudantes que têm a esperança da promessa explícita do site da U:verse.
Com informações do repórter Márcio Souza para a TV Gazeta