O imposto chega com um reajuste de 5,97% em relação a 2022. Essa diferença foi definida com base na inflação acumulada dos últimos 12 meses
O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), já está disponível para emissão. Nesse primeiro momento, o acesso ao documento só é realizado por meio do site da Prefeitura de Rio Branco ou retirado na Organização em Centros de Atendimento (OCA).
O imposto chega com um reajuste de 5,97% em relação a 2022. Essa diferença foi definida com base na inflação acumulada dos últimos 12 meses. Como ocorre todos os anos, para o pagamento à vista, o contribuinte que não possui débitos com a prefeitura tem desconto de 20%.
Em Rio Branco, dos 116 mil imóveis cadastrados na prefeitura, 98 mil precisam pagar o imposto. Para este ano, o imposto deve gerar algo em torno de 56 milhões de reais para os cofres públicos, mas na prática não é bem isso que acontece.
No ano passado, dos 79 milhões de reais que deveriam ter sido arrecadados com o IPTU, a prefeitura de Rio Branco só recolheu 34 milhões, ou seja, a inadimplência girou em cerca de 57%. Atualmente, considerando juros, multa e correção monetária, o valor total da dívida ativa que o município tem para receber dos últimos 5 anos somente do IPTU, é de 297 milhões de reais.
Com informações de Débora Ribeiro para a Tv Gazeta