Lama, buracos, lixo e falta de energia é rotina
Ruas que parecem becos, com lamas, buracos, mato e lixo, é dessa forma que os moradores do bairro Belo Jardim II vivem, no 2º Distrito de Rio Branco, com a falta de infraestrutura local.
Revoltados com a situação, eles resolveram fechar a BR-364, na entrada do bairro, na manhã desta quinta-feira (30) para chamar a atenção das autoridades.
Rapidamente um engarrafamento quilométrico de veículos se formou dos dois lados da rodovia. O manifesto se encerrou logo após a chegada do prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre. A comunidade levou o prefeito para ver de perto as condições do bairro.
Com a falta de trafegabilidade, os ônibus ficam comprometidos e não conseguem passar pelas ruas. Viaturas do Samu e da polícia também não têm condições de atender ocorrências na região.
De acordo com o presidente do Belo Jardim II, José Mota, além das ruas, outro problema é quanto à energia elétrica. Por se tratar de uma área de invasão, 60% das casas do bairro estão em situação irregular com a energia.
Mota pediu que pelo menos, as ruas por onde passam os ônibus sejam melhoradas provisoriamente, enquanto as chuvas não cessam para fazer que seja possível outras melhorias.
Depois de verificar junto à comunidade a situação da infraestrutura do bairro, Marcus Alexandre disse que vai tentar encontrar soluções para minimizar esses problemas.
Um representante do Departamento de Saneamento e Esgoto também foi até o local para ver o que pode ser feito. Nier Pinheiro, que é coordenador de contato social do departamento, informou que 103 ruas do bairro estão incluídas no programa Ruas do Povo para receber melhorias, mas alegou que não é possível trabalhar agora devido as chuvas.