Ação dos produtores rurais ocorreu no início da manhã desta terça-feira
Na manhã desta terça-feira (7), os moradores do ramal do Joca, na Estrada Transacreana, zona rural de Rio Branco manifestaram sua revolta com as condições do local, onde vivem cerca de 200 produtores de verdura, frutas e criadores de peixes e aves, além de também trabalharem na cidade.
Insatisfeitos, eles reclamam sobre a situação precária do local. O morador Francisco Messiel relata que estão há quatro dias sem energia elétrica, além de não possuírem água, pois não tem uma caixa d’agua para que possam coletar.
Messiel ainda menciona que existem “mais de 40 famílias, tem crianças que precisam estudar, a gente trabalha na rua tem que sair com a bicicleta nas costas no inverno aqui porque são 3 km”. No momento da manifestação foi visto um caminhão da Energisa próximo ao local, porém, para Francisco a ação não vai resolver o problema, pois eles não chegam a entrar no ramal com o transporte.
O coordenador de ramais da Prefeitura de Rio Branco, Francisco Roque foi ao local e disse que foram investidos R$ 44 milhões em máquinas para melhorias nos ramais, porém a empresa que deve realizar o trabalho pediu de 3 a 6 meses para que essas maquinas possam ser entregues.
No momento, apenas cinco equipamentos estão em movimento, contando como prioridade o abastecimento de água. Segundo a Prefeitura, o ramal do Joca está dentro dos nomes onde esses equipamentos irão trabalhar, mas não como um ramal interditado, pois segundo eles, o caminhão pipa ainda pode entrar lá.
Nota Energisa Acre
A Energisa não localizou qualquer registro de falta de energia na região, mas ao enviar uma equipe ao local foi constatado que a intervenção de terceiros na rede elétrica afetou o fornecimento de energia elétrica. As medidas necessárias foram realizadas e o fornecimento foi restabelecido às 10h40.
A empresa ressalta que os clientes devem registrar as ocorrências nos canais de atendimento, para que as equipes possam realizar os serviços necessários. O registro pode ser feito pelo 0800 647 7196 ou aplicativo Energisa ON.
A Energisa informa que está investindo mais de R$ 13 milhões na melhoria do fornecimento de energia na região da Transacreana, com a construção de uma subestação e de 58 quilômetros de linhas de distribuição exclusivas, que irão proporcionar maior confiabilidade e qualidade na energia elétrica fornecida aos clientes.
Simultâneo ao período de execução das obras, está ampliando as atividades de manutenção nos ramais da região. Inclusive, neste último final de semana foi realizado um mutirão de ações no local.