Matéria feita em conjunto por João Cardoso e Marilson Maia para o Agazeta.net
Membros da comunidade Vila Maria, no Bairro da Paz, em Rio Branco, realizaram na tarde desta segunda-feira (27) um manifesto em prol de melhorias na localidade. De acordo com os moradores, a Prefeitura de Rio Branco não cumpriu com o acordo de realizar a assistência pelo projeto ‘Recomeço’.
Após a enchente do igarapé São Francisco, a Prefeitura indicou que a assistência por meio dos programas seria garantida. Ainda assim, boa parte das pessoas que moram na região afirmam que não foram totalmente atendidas pela gestão municipal.
O projeto ‘Recomeço para Família’ visa atender as demandas de pessoas em vulnerabilidade social, especialmente famílias atingidas pelas enchentes do Rio Acre e igarapé São Francisco. Neste mês, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) entregou à comunidade móveis e eletrodomésticos, afim de reduzir os impactos socioeconômicos causados pelo desastre natural.
Apesar da ação, alguns moradores relatam que não foram atendidos e que as demandas como melhorias na rede de esgoto e pavimentação estão sendo ignoradas pelo município.
“Não temos benefício nenhum, nem do município e nem do Estado. Fomos ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e não conseguimos nada”, afirma a moradora Fran Sampaio.
Nesta terça-feira (28), os moradores devem voltar a se reunir na Vila Maria, localizada no Bairro da Paz. Com o fechamento da estrada, a comunidade espera ser assistida pela gestão.
O site Agazeta.net tentou contato com a Secretaria Municipal de Assistência Social, mas não obteve respostas. A matéria segue aberta para quaisquer esclarecimento.
Estagiário supervisionado por Gisele Almeida