A situação do Rio Acre em Brasiléia tem sido motivo de atenção nos últimos dias, com significativa queda no nível das águas. Na manhã desta sexta-feira (01), às 06h, o rio marcava 12,89 metros, que representa uma redução de 2,29 metros em apenas 24 horas. Esse cenário é considerado favorável após a recente cheia que atingiu a marca histórica de 15,58 metros.
O vazamento que se iniciou aproximadamente dois dias atrás tem proporcionado uma diminuição total de 2,69 metros no nível do Rio Acre. Epitaciolândia, município vizinho, também tem apresentado sinais de melhora, com o mesmo volume de água registrado em Brasiléia. Ambas as cidades foram fortemente impactadas pela inundação.
Os danos causados pela cheia já afetaram mais de 14 mil pessoas, das quais 911 estão desabrigadas e 1.011 desalojadas. Doze bairros foram atingidos, com a montagem de 16 abrigos para acolher as famílias afetadas. Mais de 580 ocorrências foram atendidas, mobilizando um efetivo de mais de 500 pessoas, entre civis e militares, na região.
Com a redução do nível do rio, Brasiléia se recupera aos poucos, e as famílias têm recebido apoio da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros para retornarem às residências e iniciar o processo de recuperação dos danos. Em Assis Brasil e Jordão, a situação também teve melhora, o que permitiu que a população retorne para as casas.
Contudo, a atenção agora se volta para Rio Branco, capital do Acre, onde o Rio Acre apresenta um aumento significativo no nível, com 17,28 metros na manhã desta sexta-feira (01). Esse fato se deve ao fluxo de água proveniente das regiões vizinhas, que desce em direção à capital