A unidade recém inaugurada no Acre é a 44° existente no Brasil
Foto: Marcos Vicentti/Secom.
A partir de 2023 o Instituto Federal do Acre (Ifac) passa a contar com um escritório do EducationUSA, um centro de orientação do Estado norte-americano para intercâmbio intelectual com o Brasil. A instituição irá atender à comunidade em geral.
Segundo a reitora do Ifac, Rosana dos Santos, os alunos do instituto que participaram do intercâmbio tiveram sucesso nos estudos. “Muitos alunos que não conheciam tão bem o inglês voltaram com um bom domínio da língua. O escritório do EducationUSA no Acre vai atender todos os que desejem se inscrever nesse projeto”, disse.
Rosana explica ainda que são cerca de 40 escritórios espalhados em todo o Brasil. A unidade no Acre vai auxiliar alunos e estudantes a ingressar no projeto de intercâmbio, que é custeado pelo governo dos Estados Unidos.
Francisco Leandro Santos, conhecido como Léo do Hip Hop, foi um dos alunos do instituto que participou do projeto. “Estudei mais sobre a minha área e também tive a oportunidade de conhecer mais sobre o hip hop norte-americano. Trouxe todo esse conhecimento para a minha comunidade em Sena Madureira”, disse.
O EducationUSA é um órgão do Departamento de Estado Americano que atua como fonte oficial de informações sobre estudos e fornece orientações precisas, abrangentes e atualizada sobre diversos assuntos ligados ao intercâmbio estudantil como: bolsas de estudos, visto e ajuda financeira.
A unidade recém-inaugurada no Acre é a 44° existente no Brasil e a 4° que funcionará dentro de um Instituto Federal.
“A gente está muito feliz de estar aqui no Estado do Acre e trazendo EducationUSA é um órgão oficial do Governo dos Estado Unidos para educação. A missão desse órgão é que mais brasileiros, a nível de graduação como: doutorado, mestrado, cursos de extensão, vão estudar dos Estados Unidos e americanos venha estudar no Brasil”, explica a representante dos Estados Unidos, Rita Moriconi
O que disseram
“Essa é uma oportunidade para que os jovens do Acre tenham acesso ao conhecimento por meio dessa língua global, que é o inglês.”
Mailza, vice-governadora
“Estamos muito animados com a inauguração e já tivemos muitos acreanos incríveis nos nossos programas.”
Todd Miyahira, adido cultural da Embaixada dos Estados Unidos
“É uma vitória muito grande para a educação, e esperamos poder contribuir e fazer com que mais acreanos consigam realizar esse intercâmbio.”
Aberson Carvalho, secretário de Educação