Órgão usou registro de preços do Mato Grosso do Sul
Os aparelhos de etilômetro do Acre utilizados para medir a concentração de álcool no organismo de uma pessoa já possuem 10 anos. Por conta da pandemia as operações específicas, como a Álcool Zero, pararam e o número de acidentes por embriaguez ao volante voltaram a acontecer com mais frequência.
Diante disso, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) decidiu não fazer uma licitação para compra de novos aparelhos, que também são conhecidos como bafômetros, e aderiu a uma ata de registro de preços do Estado do Mato Grosso do Sul.
“Isso seguiu todo um rito processual, o Detran não queimou nenhuma etapa, dessa forma, nós já finalizamos a compra desses novos bafômetros”, afirmou Luiz Fernando Duarte, presidente do Detran.
A ideia é substituir os equipamentos antigos, cerca de 20, que estão obsoletos, por pelo menos 40 novos e assim distribuir aos batalhões de trânsito de todo o estado.
Por cada aparelho o Detran vai pagar pouco mais de R$ 11 mil. O valor chamou a atenção, mas a assessoria do departamento informou que o menor preço encontrado no mercado foi de R$ 19 mil, por isso, escolheu esse do Mato Grosso do Sul.