Arestas…
A eleição municipal deixou arestas afiadas entre colegas de parlamento que serão difíceis de aparar. Exemplo disso é o estremecimento da relação entre os xapurienses Manoel Morais (PSB) e Antonio Pedro (DEM). O primeiro, com a mulher como vice na chapa que disputou com o filho do segundo. Morais não esconde o desapontamento com a conduta de Pedro durante a campanha.
… afiadas
Morais (PSB) acusa Pedro (DEM) de ter usado uma olaria e um posto de revenda de combustível para “esquentar” notas de campanha. Antonio Pedro integra a bancada evangélica da Assembleia Legislativa. E, apesar de participar dos cultos das quintas feiras, não mede esforços para atingir seus objetivos.
Confortável
É a posição do prefeito eleito de Senador Guiomard, André Maia (PSD). Ele terá uma bancada de sustentação com seis dos nove vereadores. No município, apenas dois vereadores se reelegeram. Nenhum da Frente Popular.
Atingido
O senador Gladson Cameli (PP) foi citado pelo ministro Teori Zavascki do Supremo Tribunal Federal, como um dos políticos que deve ser investigado. Sobre o senador acriano, pesa a acusação de integrar um “grupo criminoso organizado no PP”. Vixe! A oposição mirou no governador Tião Viana (PT), depois no irmão dele, senador Jorge Viana (PT), mas quem foi atingido em cheio foi o Cameli!
Trio Parada Dura
Narciso Mendes, Ely Assem de Carvalho e Charlene Lima em conversa informal ao pé da escada próxima à sala das sessões, nesta quinta-feira, atraíram mais atenção que os expoentes do Rotary Club que estavam sendo homenageados. Assustados com a possibilidade de um registro fotográfico do encontro, correram escada acima. Há quem jure que foram buscar guarita na sala da presidência.
Lapsos
Os lapsos do deputado Jenilson Lópes (PCdoB) estão chamando a atenção. Na sessão de quarta-feira, ele invadiu a tribuna no tempo de Jamil Asfury (PDT). Na quinta-feira, esqueceu de comparecer à sessão solene para comemorar os 42 anos do Rotary Club. Nada demais, se não tivesse sido ele, Jenilson, quem propôs a sessão. Aliás, sessão solene na Assembleia Legislativa já virou piada. Elas acontecem com a presença de um ou dois deputados. Às vezes nem o autor da sessão, comparece. A que homenageou o Rotary Club, por exemplo, foi realizada com a presença dos deputados Eber Machado (PSDC) e Antonio Pedro (DEM). Somente!
Garibaldi Brasil
O senador Jorge Viana vai alocar emenda individual para reconstrução da sede da Fundação Garibaldi Brasil, destruída por integrantes de facção criminosa em agosto passado. O projeto da Prefeitura de Rio Branco, em parceira com o gabinete do parlamentar, transforma o antigo prédio em um Centro de Educação Ambiental.
Vaquejada
O STF decidiu ontem que as vaquejadas são inconstitucionais. É mole? A Suprema Corte tendo que decidir sobre vaquejada. Não tem como dar certo esse sistema jurídico.
Sugestões, críticas e informações quentinhasdaredacao@gmail.com