Quando o assunto é congestionamento, o trecho que cruza a Avenida Ceará com a Getúlio Vargas é um dos mais comprometidos. Com um fluxo constante de carros, ônibus e caminhões, a região se tornou sinônimo de congestionamento nos horários de pico. Contudo, uma obra de grande porte promete mudar essa realidade.
Em novembro de 2023, foi assinada a ordem de serviço para a construção do complexo viário no centro da cidade, com um investimento de R$ 21 milhões. Os trabalhos começaram com a demolição de imóveis situados na área destinada ao viaduto e atualmente estão focados na construção das alças de acesso.
O projeto prevê uma passagem de nível onde a Avenida Ceará passará por baixo da Avenida Getúlio Vargas, eliminando o semáforo que hoje regula o trânsito no local. “Ali nesse cruzamento, principalmente da Ceará com a Getúlio Vargas, vai ser feita uma trincheira, que é justamente para dar a cara dessa passagem de nível. Para que aquele semáforo deixe de existir e você tenha um fluxo livre naquele trecho”, explicou o engenheiro civil responsável pela obra, José Alves.
A obra, sob responsabilidade da Secretaria Estadual de Obras Públicas (CEOP), inclui também o alargamento das faixas da Avenida Ceará até a Quarta Ponte. A previsão é de que o viaduto seja entregue no segundo semestre de 2024, enquanto a ampliação da avenida deve ser concluída em 2026.
“É um avanço delicado e sensível, mas estamos respeitando todas as partes envolvidas no processo. A Secretaria de Obras, junto com outros órgãos de governo, negociou com todos os proprietários da área ponto a ponto, vencendo cada etapa”, destacou o secretário estadual de Obras Públicas, Ítalo Lopes.
Com informações da repórter Débora Ribeiro para TV Gazeta