Gaeco do MPAC deve cumprir 18 mandados de prisão
No início da manhã desta quarta-feira (3), o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) em parceria com a Polícia Militar deflagrou a segunda fase da Operação Livro Caixa.
A partir da análise dos documentos apreendidos na primeira etapa foram identificadas lideranças de duas organizações criminosas com alto grau hierárquico, responsáveis pelos núcleos de cadastramento, contabilidade, disciplina e “gerais” de três bairros de Rio Branco, inclusive uma liderança do núcleo feminino dessas facções.
Estão sendo cumpridos 32 mandados judiciais, sendo 18 de prisão e 14 de busca e apreensão nos bairros Cidade do Povo, Santa Inês e Boa União, em Rio Branco, bem como nos municípios de Boca do Acre (AM) e Dourados (MS), além de três cumprimentos na Unidade Prisional Francisco d’Oliveira Conde, na capital.
Ao todo mais de 100 policiais militares foram empregados na operação, além de promotores de Justiça do Gaeco e servidores do Ministério Público do Estado do Acre.
Operação Livro Caixa
A primeira fase da Operação Livro Caixa foi deflagrada em 5 de agosto de 2020 e teve por objetivo desarticular os núcleos financeiros, responsáveis por realizar a contabilidade do crime da facção na Cidade de Povo e outras regiões, inclusive quanto à extorsão de comerciantes locais que eram obrigados a pagar contribuição para a organização criminosa. Na ocasião foram cumpridos 18 mandados judiciais, sendo 13 mandados de prisão e cinco de busca e apreensão.