Segundo a Semsa, exames estão sendo feitos apenas nas Uraps da capital
Pais de pacientes com diabetes procuraram a TV Gazeta e o site Agazeta.net, nesta quarta-feira (16), para denunciar a falta de exames de glicemia no município de Rio Branco.
Existem dois tipos de exames de glicemia sendo feitos nas Unidades de Referência em Atenção Primária (Uraps), o exame de glicose em jejum mediante solicitação médica e a testagem da glicemia capilar no setor hiperdia de acompanhamento.
Segundo informações do coordenador da Urap do São Francisco, Emerson Bezerra, o exame de glicose em jejum de sangue está sendo feito normalmente, sendo recomendado jejum de 8 a 12 horas de duração antes do exame.
Já o exame de glicemia capilar, que é feito com uma fita de teste usando um aparelho de glicemia e não precisa de jejum, só está sendo feito nas Uraps em caráter emergencial. Geralmente, as unidades disponibilizam as fitas para pacientes com diabetes levarem para casa, mas devido a pouca quantidade, isso não está ocorrendo.
Procurada pelo site Agazeta.net, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) esclareceu que a liberação do processo licitatório para aquisição desse exame deve acontecer até o dia 20 de fevereiro, e que o uso emergencial seguirá até o início de março.