Índice é medido pelo Inep, órgão ligado ao MEC
O Acre avançou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) pelo segundo ano seguido, o estado foi líder na região Norte entre as séries iniciais do ensino fundamental I, que vai do 1º ao 5º ano.
Os resultados foram divulgados nesta terça-feira (15) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC). Medido a cada dois anos, o Ideb é o principal indicador de qualidade da educação brasileira.
Em um ranking que varia de 0 a 7 pontos, a nota obtida pelo Acre foi de 6,2. De 2017 para 2019, o salto nestas séries iniciais foi de 1,6%. A iniciativa mediu as boas práticas escolares da rede estadual de ensino em todo o país.
Nas séries dos anos finais do fundamental II do 6º ao 9º ano, o crescimento foi ainda maior. No mesmo período, o índice foi de 2,13%. Já no ensino médio, o Acre teve alta de 2,57%, entre 2017 e 2019.
O Ideb é calculado com base em dados de aprovação nas escolas e de desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O Saeb avalia os conhecimentos dos estudantes em língua portuguesa e matemática.