Dados foram apresentados em audiência nesta sexta-feira
Durante a audiência pública realizada nesta sexta-feira (29) para discutir o transporte coletivo, os vereadores de oposição apresentaram dados de uma pesquisa realizada no Terminal Urbano. Os números apontam um total descontentamento com o serviço realizado por três empresas.
Ao todo 400 pessoas participaram da enquete promovida pela vereadora Lene Petecão. Nas duas principais perguntas as respostas foram essas: 66% classificaram o serviço do transporte coletivo como péssimo e outros 24% disseram que é ruim. Quanto à espera nas paradas, 38% informaram que ficam mais de uma hora; 30% uma hora e 20% 45 minutos.
Os dados foram anexados a outras denuncias da comunidade que saíram nos jornais locais e pelas redes sociais. Os documentos e os dados que foram apurados, durante a audiência pública que reuniu representantes de classes, serão entregues à Prefeitura de Rio Branco e ao Ministério Público. Para os vereadores Marcelo Jucá e Lene Petecão, idealizadores da audiência, o importante é que o MPE exija da RBTrans que fiscalize o serviço e cobre das empresas. “Chega de ficar enganando a população. A prefeitura precisa tomar uma medida de ajuste ao transporte coletivo”, disse Jucá.
A oposição mostrou que as empresas conseguiram reajustar a tarifa no final do ano passado e ainda foram beneficiadas com uma lei que as libera do pagamento de impostos e taxas. “Serão R$ 5 milhões a mais no lucro dos empresários. Só que o serviço oferecido gera muitas queixas. Elas já são conhecidas por todos, mas, agora um documento oficial vai exigir do município e das empresas mais qualidade”, resumiu Lene.