Dono de oficina de carros foi preso em flagrante
A Polícia Federal desencadeou nesta quarta-feira (19) em Rio Branco, a “Operação Mechanicus”. O objetivo da ação é desarticular organização criminosa que desvia recursos públicos através de contratos de manutenção de veículos oficiais de órgão públicos.
Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e quatro de condução coercitiva, quando os suspeitos são levados para prestar depoimento.
Segundo o delegado de combate ao crime organizado, Fábio de Paula, existem indícios de direcionamento de contratações, combinação de preços, serviços superfaturados, serviços fantasmas e pagamentos por peças inexistentes. “Nossa preocupação é em relação a oficinas que prestam serviços superfaturando ou na verdade cobrando por serviço que não é realizado ou que pode haver troca de peças originais por outras de baixa qualidade que podem ter consequências na hora da condução do veículo”, disse.
Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão a Polícia Federal também prendeu em flagrante o dono de uma oficina que está sob investigação. Um veículo oficial estava no local e foi apreendido. “O veículo estava sem peças que deveriam estar nele. Diante disso recebeu voz de prisão por furto”, explica o delegado.
A operação também investiga suspeita de envolvimento de servidores públicos e de empresários. Eles podem responder pelos crimes de fraude e estelionato, onde as penas variam de 1 a 5 anos de prisão.