Por Inayme Lobo para o Agazeta.net
O presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agraria do Senado Federal, Alan Rick (União Brasil), alega falta de respeito ao agronegócio e acusa o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de ser plataforma ideológica. Em postagem realizada através das redes sociais, ele solicita a anulação de questões do exame. A publicação foi feita nesta segunda-feira (06) e teve os comentários limitados para o público.
O senador federal compartilhou um trecho de uma questão do Enem, que aborda o agronegócio no Cerrado. Já em outra imagem, o enunciado fala sobre o desmatamento na Amazônia e a expansão da soja. As questões do Enem não foram publicadas na íntegra por Rick, o que impossibilita realizar a leitura completa pela rede social.
Veja as questões:


Ainda na publicação, é exigido a anulação das questões, que atentam contra a imagem do agronegócio e atacam o setor com uma visão destorcida e negativa.
“Considero inaceitável que o Governo Federal utilize o Enem, uma prova de tamanha relevância para o povo brasileiro, como plataforma ideológica e de desinformação, ignorando os fatos científicos e a importância do agronegócio no Brasil”, ressalta.
Em nota divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, por meio do site UOL, é esclarecido que o processo conta com etapas de elaboração, revisão e validação dos itens selecionados, pela comissão assessora. Os itens escolhidos para a edição de 2023 passaram pelo fluxo estabelecido nas normativas do BNI (Banco Nacional de Itens) explica o órgão. Confira a nota completa na íntegra:
“O processo envolve as etapas de elaboração e revisão pedagógica dos itens, além de validação pelo trabalho de uma comissão assessora. Os itens selecionados para a edição de 2023 passaram pelo fluxo estabelecido nas normativas do BNI (Banco Nacional de Itens”.
Saiba mais
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento no Cerrado segue em alta, a região teve 6.359 km, com aviso para devastação para agosto do ano passado e julho de 2023, sendo o maior já registrado desde quando os dados começaram a ser compilados em 2017. Os dados foram coletados por imagens de satélite, os dados são do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter).
Contudo, os dados do desmatamento na Amazônia, principal bioma brasileiro, esclarecem que o desmatamento atingiu a menor área dos últimos 4 anos, sendo eles 7.952 km desmatados entre 2022 e 2023. A queda é de 7,4%, sendo o menor número registrado desde 2018.
Com informações adicionais da UOL e CNN
Estagiária supervisionada por Gisele Almeida