Carga foi apreendida no Posto Fiscal da Tucandeira, na BR-364, no Acre
A Polícia Civil apreendeu nesta quinta-feira (4) no posto Fiscal Tucandeira em flagrante um motorista de caminhão que transportava uma carga de 95 bezerros que estavam saindo do Acre com destino ao Estado de São Paulo. O gado é de origem acreana, no entanto, estava com Guia de Transporte Animal (GTA) do Estado do Amazonas, com objetivo de fraudar a fiscalização tributária.
O GTA é um documento obrigatório para atividade de transporte de animal e todas as informações acerca da origem e destino dos animais devem constar no documento.
O motorista da carreta foi preso em flagrante pelos crimes uso de documento falso, fraudar a fiscalização tributária e associação criminosa.
De acordo com o coordenador da operação, Delegado Pedro Resende, a carga de gado está avaliada em R$ 230.000,00 e o imposto devido é de R$ 25.00,00.
“Essa prática criminosa de tentar burlar a fiscalização tributária está sendo combatida de maneira firma pela Polícia Civil em parceria com a SEFAZ e o IDAF e não daremos trégua para aqueles que tentarem contra o fisco. As investigações irão continuar e mais pessoas deverão ser presas pelo mesmo crime”, ressaltou Pedro Resende.
A ação foi realizada pela Polícia Civil em parceria com o Instituto de Defesa Animal e Florestal (Idaf) e da Secretária de Estado da Fazenda (Sefaz).