Operação ocorreu no ramal São Domingos, em Mâncio Lima
A Polícia Militar, em conjunto com o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), Corpo de Bombeiros e o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), realizou uma operação do dia 19 a 24 de abril na Reserva Estadual Japiim Pentescoste fiscalizando os ramais do entorno, o Rio Môa e seus efluentes.
Durante a operação no ramal São Domingos, em Mâncio Lima, foi localizado uma extração ilegal de barro na zona de amortização da Reserva mediante o crime ambiental do artigo 55 e crime de usurpação de bens da União.
Um homem foi preso e conduzido à delegacia da Polícia Federal, sendo apreendido uma retroescavadeira, e na rodovia AC 405 foi encontrado um caminhão Mercedes-Benz transportando aproximadamente 7m³ de madeira ilegal tipo lenha. Ele também foi preso e conduzido à delegacia da Polícia Civil.
No ramal do Deracre, na área de amortização da Reserva, foi constatado quatro pontos de extração ilegal de areia e seixo inativos; dois pontos de extração ilegal de madeira, com aproximadamente 96m³ entre lenha e estacas; e dez hectares de área queimadas em dois pontos.
Mediante constatação dos crimes ambientais, está sendo feito uma investigação para levar os suspeitos à justiça, além de ter sido notificado os donos das às áreas onde aconteceram todos os crimes.