No Acre, operação desarticula organizações criminosas
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (3) a Operação ‘Dictum’, com o objetivo de desarticular associação criminosa destinada ao tráfico de drogas nas cidades de Assis Brasil, fronteira do Brasil com o Peru, e Rio Branco.
A ação conta com 24 policiais federais, que cumprem oito ordens judiciais de busca e apreensão domiciliar e sete mandados de prisão preventiva de integrantes de associação criminosa destinada ao tráfico de drogas.
As investigações revelaram que os criminosos carregavam entorpecentes, mais especificamente cocaína e skunk, na área da fronteira e os transportavam por meio de veículos de transporte de passageiros para a capital acreana, além do abastecimento dos traficantes locais.
A Polícia Federal reforça que a atual pandemia não afetou as investigações e ações da instituição nos crimes de sua atribuição, mas que esta diligência policial foi cumprida em total observância às orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sobretudo o uso de equipamentos de proteção individual para resguardar a saúde dos policiais e dos investigados.
A investigação foi chamada de “Dictum” – que quer dizer limpeza em latim, em alusão ao objetivo de limpar as áreas onde se instala o tráfico de drogas e seus delitos correlacionados.