As inscrições para o Programa Minha Casa, Minha Vida continuam abertas em Rio Branco, com foco na destinação de 500 novas moradias no Conjunto Habitacional Cidade do Povo. O prazo para se inscrever vai até o dia 12 de junho, por meio do site da Secretaria de Estado de Habitação e Urbanismo (SEHURB). A seleção prioriza famílias em situação de vulnerabilidade, como moradores de rua, mulheres com medidas protetivas, idosos, pessoas com deficiência e quem vive em áreas insalubres.
Mesmo com um número expressivo de pessoas já cadastradas, o Governo do Estado decidiu reforçar a divulgação do processo, já que a partir de setembro começam as entregas dos lotes A e B, que fazem parte do pacote de 500 unidades habitacionais. O anúncio foi feito pelo secretário de Habitação, Egleuson Santiago, que destacou a importância do investimento.
“Teremos agora a ordem de serviço do CID, com um investimento de mais de R$ 250 milhões, tanto do governo federal quanto do governo estadual. Agradecemos ao presidente Lula e ao ministro das Cidades, Jader Filho, por viabilizarem essas casas. A prioridade é atender quem mais precisa”, ressaltou o secretário.
A seleção não será feita por sorteio, mas sim por um sistema de pontuação e prioridade, o Cisab, que organiza os inscritos com base em critérios socioeconômicos. Depois da inscrição, os candidatos passarão por uma visita socioeconômica para comprovação das informações fornecidas.
“O sistema vai ranquear as famílias conforme os critérios de prioridade. Depois disso, a equipe da Habitação fará visitas para verificar se os dados são reais. Só assim as pessoas estarão aptas a receber a casa”, explicou Santiago.
Sobre o andamento das obras, o secretário informou que quase metade das 500 casas já deve estar pronta para entrega em setembro. Além disso, outras 383 unidades do programa Pró-Moradia — com recursos do governo do Acre — também têm previsão de entrega para o mesmo período. No interior, em Assis Brasil, já há 11 unidades prontas e mais 25 em fase final, aguardando apenas a conclusão da infraestrutura pela prefeitura para serem entregues.
Com informações da repórter Débora Oliveira para TV Gazeta