Após a entrega do primeiro elevado na Avenida Dias Martins, a Prefeitura de Rio Branco intensifica os esforços para concluir o segundo viaduto, batizado de Mamedio Bittar. A obra, considerada estratégica para melhorar a mobilidade urbana, tem como objetivo aliviar o fluxo intenso em uma das vias mais movimentadas da capital do Acre, que conecta bairros populosos ao centro da cidade, às principais instituições de ensino superior e aos acessos da BR-364.
Com um investimento aplicado de cerca de R$8 milhões provenientes de recursos próprios, a administração municipal tem se empenhado para manter o ritmo da construção. A expectativa é que a conclusão do elevado ocorra no segundo semestre deste ano, desde que não haja novos entraves financeiros ou administrativos.
Parte dos recursos necessários para a conclusão do viaduto depende de emendas parlamentares do senador Márcio Bittar, atualmente bloqueadas por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Apesar disso, o prefeito Tião Bocalom destacou que as obras não foram interrompidas, graças à aplicação de verbas do próprio tesouro municipal.
“Estamos executando a obra com recursos próprios enquanto aguardamos a liberação da emenda parlamentar. Já investimos cerca de R$8 milhões no viaduto e, quando o recurso for liberado, ele retornará ao tesouro municipal. Nossa meta é entregar essa obra no segundo semestre deste ano, se não enfrentarmos mais obstáculos”, declara .
A população também aguarda ansiosa pela conclusão do elevado, que promete reduzir os congestionamentos e melhorar a qualidade de vida dos moradores. Com a finalização do viaduto Mamedio Bittar, espera-se um impacto positivo tanto no tráfego quanto no acesso à cidade.
Matéria produzida pelo repórter Marilson Maia para a TV Gazeta.