Secretário de Saúde deu o informe nesta terça-feira; entenda
A Anvisa recomendou nesta segunda-feira (10) a suspensão imediata do uso da vacina contra covid-19 AstraZeneca, da Fiocruz, em mulheres gestantes. A orientação está em uma nota técnica emitida pela agência.
Em Rio Branco, na manhã desta terça-feira (11), o secretário de Saúde, Frank Lima, informou a suspensão, pelo menos por hora, para as grávidas e puérperas.
Segundo Lima, estão segundo aguardadas as vacinas da Pfizer, que chegam à capital acreana no início da tarde desta terça, para só então prosseguir com a imunização desse grupo.
O secretário informou ainda que assim que Rio Branco receber esse novo imunizante a Prefeitura vai se organizar e informar as grávidas e puérperas os novos locais e horários de vacinação específico delas.
Quem já recebeu a primeira dose da vacina não precisa se preocupar, caso apresente algum tipo de reação ou sintoma deve procurar o mesmo local onde foi vacinada para que a equipe possa elaborar um documento e encaminhar ao Ministério da Saúde, além de faze o acompanhamento da paciente.
Nota da Anvisa
A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina da AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Esta recomendação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra Covid em uso no país.
O uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra Covid da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina por gestantes sem orientação médica.