Perpétua Almeida diz que Projeto de Lei é inconstitucional
Está em pauta na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei (PL) que pretende privatizar os Correios do Brasil. A empresa conta com 358 anos de existência no país e é a única que estatal presente na maioria dos estados atendendo a população geral.
O presidente da Câmara, Arthur Lira, afirmou nesta quarta-feira (7), que os deputados devem discutir o projeto a partir da segunda quinzena de julho a primeira quinzena de agosto, a intenção do Governo Federal é publicar o edital dos Correios ainda em dezembro de 2021.
O Projeto de Lei vem após, no ano 2020, o Governo propagandear um relatório do Conselho de Administração no qual a estatal obteve um lucro de mais de R$ 1,5 bilhão, o melhor resultado nos últimos dez anos.
“Os correios do Brasil é uma das empresas mais lucrativas do país. Ano passado o lucro foi quase de R$ 2 bilhões, que poderia ser usado para investir no desenvolvimento do Brasil, agora vai parar na mão de empresas estrangeiras”, explica a deputada federal, Perpétua Almeida, do PCdoB.
Ainda segundo a parlamentar, que representa a oposição ao Governo Federal, o Projeto de Lei é uma medida inconstitucional, já que na própria constituição brasileira é dever do país manter o seu correio nacional.
Informações de Mariano Maciel para a TV Gazeta