Criado em 2000, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do Acre passou por diversas transformações ao longo dos anos e, em 2019, foi elevado à categoria de autarquia, com autonomia administrativa e financeira. Com o objetivo de expandir o atendimento aos 22 municípios acrianos, a nova sede do Procon foi inaugurada na Avenida Nações Unidas, em Rio Branco.
O evento contou com a presença de diversas autoridades e simboliza um marco na administração pública do estado, pois a nova sede é o primeiro prédio público do Acre a operar com energia sustentável.
A construção da nova sede demandou um investimento superior a 6 milhões de reais, com recursos próprios do governo e executada pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), com apoio do Instituto de Previdência do Estado do Acre. A presidente do Procon, durante a cerimônia de inauguração, destacou a importância do novo espaço para o atendimento ao consumidor.
“Aqui iremos ampliar os atendimentos de serviços aos consumidores. Concentraremos todos os serviços, desde o registro de reclamações e consultas até atividades educativas voltadas para todos os públicos, incluindo crianças, jovens, adultos e idosos. Além disso, prestaremos serviços de fiscalização para garantir o cumprimento das normas e evitar abusos”, afirma.
A nova sede também permitirá a implementação de tecnologias inovadoras, como o CDC Digital e a Escola Estadual de Defesa do Consumidor, iniciativas que visam fortalecer a transparência e a educação para o consumo.
Em consonância com as diretrizes de sustentabilidade, o governo do Estado sinalizou que essa será uma tendência para os próximos projetos. A sustentabilidade objetiva a redução de custos operacionais e contribui para a preservação do meio ambiente. O governador do Acre, Gladson Cameli, aproveitou a ocasião para ressaltar a importância do novo espaço para o trabalho dos servidores.
“Criar condições de trabalho para todos os nossos servidores é fundamental para melhorarmos o atendimento. Queremos que o Estado esteja mais presente nas vidas das pessoas, mas com qualidade. Parabenizo toda a equipe do governo, em nome do Procon, e todos os envolvidos na execução deste projeto. Nossa meta é recuperar e revitalizar todos os órgãos públicos do Estado até 2026”, declara.
Matéria em vídeo produzida pela repórter Wanessa Souza para a TV Gazeta