Agora existe um receio dos recenseadores em entrar em áreas mais violentas da cidade, devido aos assaltos
Pelo menos quatro recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foram assaltados em Rio Branco durante o trabalho. Os ladrões levaram o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), além de pertences das vítimas.
Agora existe um receio dos recenseadores em entrar em áreas mais violentas da cidade, devido aos assaltos. O IBGE já procurou a Polícia Civil e registrou boletim de ocorrência e vai entrar em contato com a Polícia Federal para que os equipamentos possam ser encontrados e para aliviar o medo dos trabalhadores.
O chefe do IBGE do estado do Acre, Marco Fábio, diz que os dados dos equipamentos roubados estão protegidos e fala sobre a preocupação com os trabalhadores: ” Há uma segurança da informação que contém nele (DCM), os dados são criptografados. Evidente que a nossa preocupação é principalmente a segurança do recenseador, essa questão de violência é uma questão geral”.
O IBGE deixa claro que o equipamento de DMC serve apenas para levantamento de dados, que não tem outro uso, além de possuir uma tecnologia que permite ser encontrado pela Polícia. Uma investigação já foi iniciada para achar os pertences.
Com informações de Adailson Oliveira para a Tv Gazeta