Presidente da RBTrans divulgou uma nota de esclarecimento durante a tarde
Na manhã desta quarta-feira (04), na proximidade da Praça da Revolução, ao lado da Prefeitura de Rio Branco, as faixas brancas de pedestres amanheceram pintadas com o fundo azul.
De acordo com o Manual Brasileiro de Sinalização do Trânsito, apenas é utilizado esse tipo de sinalização para embarque e desembarque de portadores de deficiência física, algo comum em aeroportos.
Ainda no Manual Brasileiro de Sinalização do Trânsito, em faixas de pedestres só são permitidas faixas brancas com fundo preto, quando for necessária a aplicação de contraste.
Segundo o assessor de comunicação da RBTrans, não teria problema essa mudança, “É Lançamento da RBTrans, lançado ontem a noite. A legislação exige que seja destacado o branco, não exige a cor do asfalto”, disse Aílton Oliveira.
Diante desta mudança, Anízio Cláudio Alcântara, o presidente da RBTrans, divulgou uma nota de esclarecimento. Lei a nota na íntegra, abaixo:
“A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – RBTRANS, vem a público informar a população do Município de Rio Branco, que a sinalização horizontal – faixa de travessia de pedestres – implantada nos cruzamentos da região central dessa cidade, nas cores azul e branca, tem caráter totalmente didático a fim de chamar a atenção, trazendo maior visibilidade, aos transeuntes e condutores para a necessidade de respeito a faixa de pedestres e assim, garantir a segurança de todos àqueles que compõem o trânsito. No que tange ao caráter legal, a matéria é regida pelo Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, Resolução CONTRAN 236 de 11 de maio de 2007 e art. 85 do Código de Trânsito Brasileiro, e, nas referidas normas, resta evidente as diretrizes necessárias para implementação de faixas de travessia de pedestres e nenhuma aponta a impossibilidade do destaque em azul efetuado por esta Superintendência.”
Entramos em contato com a Prefeitura de Rio Branco, mas até o momento não obtivemos retorno, deixamos este espaço aberto para reparação.