Os moradores de Rio Branco já começaram a receber em casa a nova fatura de água emitida pelo Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb). Com um novo layout, mais informações e um selo de autenticidade, a mudança no formato físico do documento visa aumentar a segurança dos consumidores, facilitar o entendimento da cobrança e orientar sobre práticas importantes relacionadas ao consumo e à regularização do serviço.
A técnica administrativa do Saerb, Paloma Eduarda, explicou os principais pontos dessa atualização. “O layout ficou melhor, diferente, com mais informações. A fatura agora conta com um selo de autenticidade no cantinho, que dá mais segurança na hora de realizar o pagamento”, destacou. A nova conta já começou a ser entregue nesta semana e substitui o modelo anterior de forma definitiva.
Além do visual renovado e do selo identificando a autarquia, a nova fatura traz orientações detalhadas sobre o funcionamento do hidrômetro, reforça o alerta contra ligações clandestinas e ressalta os riscos dessas práticas ilegais. Também informa sobre a obrigatoriedade da instalação de boia nas caixas d’água.
“Estamos aproveitando essa mudança para reforçar informações que muitas vezes passam despercebidas. Por isso, também incluímos o número de WhatsApp do Saerb, que é o (68) 3212-7438. O consumidor pode tirar dúvidas das 7h às 17h, inclusive sobre a veracidade da fatura recebida em casa”, explicou Paloma.
O novo formato da conta vem em forma de talão, o que pode gerar dúvida em quem ainda não recebeu ou não foi informado sobre a alteração. Paloma reforça que é importante estar atento para evitar suspeitas de golpes. “Justamente por isso estamos fazendo esse trabalho de comunicação com a população. Qualquer dúvida, é só entrar em contato com o nosso canal oficial”.
A partir de agora, todas as contas distribuídas pelo Saerb serão nesse novo modelo. O órgão recomenda que os consumidores verifiquem sempre o selo de autenticidade e busquem os canais oficiais em caso de qualquer suspeita ou necessidade de esclarecimento.

Com informações do repórter João Cardoso para TV Gazeta