Após anos enfrentando dificuldades com a oferta limitada de voos e horários inadequados, os acreanos terão o retorno da companhia aérea Azul e também a reativação de voos diurnos pela Gol. Essa confirmação foi dada pelo senador Alan Rick (União Brasil) no programa Gazeta Entrevista desta quarta-feira (17), oferecendo não apenas mais opções de voos, mas também a promessa de passagens aéreas mais acessíveis e uma infraestrutura aeroportuária mais robusta e segura.
O vice-presidente da Azul, Fábio Campos, foi um dos nomes-chave neste processo. Segundo o senador, ele conseguiu avançar em negociações que resultaram na volta das operações da Azul a partir de outubro.
O senador também destacou que existem dois projetos em tramitação que contam com o apoio do Ministério do Turismo e do Ministério de Portos e Aeroportos, visando, principalmente, a redução do preço das passagens aéreas. “Se subsidiarmos o valor do querosene de aviação, poderemos reduzir significativamente os custos para os passageiros”, afirmou.
A Gol também atendeu aos pedidos da bancada do Acre e da comunidade, retomando os voos diurnos Rio Branco/Brasília e Rio Branco/Cruzeiro do Sul. A partir de outubro, os voos diurnos estarão disponíveis nas segundas, quartas, sextas e domingos.
Outra conquista é a solicitação ao governo federal e ao Ministério de Portos e Aeroportos para a instalação do ILS (Instrument Landing System) em Cruzeiro do Sul, equipamento que permitirá pousos por instrumentos em condições adversas de visibilidade. Este sistema aumentará a segurança e a confiabilidade das operações aéreas na região.
Além disso, está em andamento a internacionalização do aeroporto de Rio Branco. A expectativa é que até outubro o aeroporto esteja alfandegado, permitindo operações internacionais.