Este texto é para você que está ingressando nos cursos de história, licenciatura ou bacharelado, para você que desenvolve pesquisa ligado a movimentos sociais, científicos e para você, ainda estudante do ensino médio, que tem desenvolvido pesquisa no Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr.) ou bolsas de inclusão que deseja publicar seu trabalho e não acha um local que te aceite.Este texto é para você, que está iniciando a carreira acadêmica. Apresento a vocês, a Das Amazônias.
A Das Amazônias – Revista Discente de História da Ufac (DAM) é uma revista científica que foi criada em 2018, pelo Professor Doutor Sérgio Roberto Gomes de Souza (docente da área de História) e os discentes do curso de História, Wálisson Clister Lima Martins (licenciatura) e Larissa Oliveira dos Santos (bacharelado, atualmente cursado licenciatura).
Lançamento da Revista Das Amazônias

O objetivo era suprir a necessidade de ter um espaço/revista no qual os discentes dos cursos de licenciatura e bacharelado em História da Universidade Federal do Acre pudessem publicar e divulgar os seus trabalhos e pesquisas que são desenvolvidos durante o tempo de graduação, abrangendo também aqueles que deram sequência em suas vidas acadêmicas através da especialização, mestrado e doutorado.
Esse movimento se deu porque muitas revistas só aceitavam trabalhos de mestres e doutores, desconsiderando os discentes de graduação, graduados e até mestrandos!
Não nos limitando ao estado do Acre, a Das Amazônias conta com trabalhos de discentes e pesquisadores de outros estados. Para além de textos, atualmente a revista conta com 27 docentes de diferentes partes do Brasil, que fazem as leituras dos textos, onde podem sugerir alterações, acréscimos de conteúdos e até rejeição do trabalho, sempre pautado na ética profissional e científica.
Contamos também com 13 revisores de textos, responsáveis por adequar a língua portuguesa, as línguas estrangeiras (espanhol, inglês) e as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Tudo isso, pensando no melhoramento do produto, o seu trabalho!
Ah! E não podemos deixar de dizer que nossa revista, mesmo sendo uma revista discente, não possui uma imposição de titulação mínima, com qualis B3, na avaliação da Capes, instituição responsável por verificar a qualidade das revistas científicas.
Ah, mas com quem eu falo para saber como anda o meu trabalho?
Contamos com os editores técnicos, discentes dos cursos de licenciatura e bacharelado que acompanham seu texto desde o momento que você submete em nossa plataforma. Eles sempre te manterão informado sobre o andamento do seu texto, seja pela plataforma ou por e-mail.
Gostaria de conhecer mais sobre a revista?
A revista conta com redes sociais para você ficar por dentro de tudo que fazemos: dossiês, chamada para publicação de artigos, ensaios, entrevistas e resenhas. Siga algumas redes sociais.
Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100063650487254&mibextid=ZbWKwL
Instagram:
https://www.instagram.com/dasamazonias?igsh=ZXlxZng5NmthMWZ0
Espero vocês lá! O saber científico também se faz na graduação!
