Atualmente 3 mil exames seguem aguardando por resultado
Em Rio Branco, o número de casos de dengue cresceu 1000% apenas nos três primeiros meses em comparação ao ano de 2020. De janeiro a março foram 8.220 notificações e 3.174 casos foram confirmados, desses, 52 entraram no estágio grave da doença, e duas mortes foram registradas.
Somente em fevereiro 3.650 casos foram notificados, e atualmente 3 mil exames aguardam resultados. A vigilância epidemiológica acredita que as ações nos bairros com a visita dos agentes e aplicação dos produtos que matam as larvas do mosquito resultarão na diminuição de pessoas infectadas.
“Nós acreditamos que agora nas próximas semanas teremos uma redução muito maior no número de casos”, explica a coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Socorro Martins.
Rio Branco passa atualmente por uma epidemia de dengue. A cada dez pessoas que procuram as Unidades Básicas de Saúde (UBS) apresentando os sintomas da doença seis são diagnosticadas com dengue, e os outros 40% estão com a covid-19, o que eventualmente pode sobrecarregar o sistema de saúde.