Anvisa informou novas regras de conservação e armazenamento
No Acre, seis municípios estão aptos a receberem as vacinas da Pfizer com as novas condições de conservação e armazenamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para os imunizantes.
No dia 28 de maio a agência reguladora anunciou que a vacina pode ser mantida em temperatura controlada entre 2ºC e 8ºC por até 31 dias. A orientação anterior era de cinco dias. A nova recomendação contribui para a ampliação da distribuição da vacina em todo o país.
A Pfizer anunciou a entrega de mais três lotes esta semana, sendo o primeiro na terça-feira (15) com 530 mil doses, o segundo nesta quarta-feira (16) com 936 mil e o terceiro na quinta-feira (17) também com 936 mil doses.
Com isso, a coordenadora do Plano Nacional de Imunização do Acre, Renata Quiles, informou ao Agazeta.net que o próximo lote de vacinas da Pfizer recebidas pelo estado vai ser distribuído aos outros municípios acreanos.
“Os municípios em que o transporte ocorra em menos de 2 horas [partindo de Rio Branco, cidade que recebe os imunizantes no aeroporto] também vão receber as vacinas da Pfizer”, afirmou Quiles.
Dessa forma, por causa da distância, estariam aptas a receber os imunizantes no Acre, além de Rio Branco, as cidades de: Acrelândia; Bujari; Capixaba; Plácido de Castro; Porto Acre; e Senador Guiomard.