Estratégia
O Rio Juruá ainda está acima da cota de transbordo. Para o prefeito Ilderlei Cordeiro, 78 incômodos centímetros, mas está acima. A pressa em decretar a Situação de Emergência foi explicada pela estratégia no socorro às famílias atingidas: distribuição de sacolões loteada entre os vereadores.
Tradição de barranco
Entra ano e sai ano e o Acre ainda vulnerável a esse perfil de agente político.
Nos cantos
Para quem se acostumou ver as lideranças da Frente Popular na parte central das fotos, acabou sendo estranho observar o governador Tião Viana no cantinho, quase saindo do selfie do prefeito Ilderlei Cordeiro.
União?
As agendas comuns entre políticos contra e pró governo passaram uma falsa impressão de “união” em prol dos atingidos pela cheia do Juruá e Tarauacá. Nada mais longe da verdade. A oposição tem a obrigação de atender em função das prefeituras que conquistou na região. E o governo tem que manter viva a estratégia de estar presente em uma região sempre avessa aos mimos petistas.
União? II
De Tarauacá “pra cima”, ou o governo se mantém presente ou é defenestrado.
Silêncio
Sem entrar no mérito das falsas polêmicas a respeito da viagem da comitiva acriana para os Estados Unidos, o silêncio sobre os resultados do que ficou definido por lá não é correto. Há uma política de Estado a ser detalhada; há definições que, independente do governador que assuma, devem ser observadas. Convoca-se coletiva pelos motivos mais prosaicos, mas quando se tem real justificativa para falar com a imprensa, silencia-se.
Silêncio II
O Governo do Acre não cometeu nenhuma ilegalidade com a viagem. Nenhuma. Mas, é preciso que se torne mais transparente as definições das políticas públicas ambientais. Em nome da transparência e e do respeito com o cidadão. Só isso.
Minoru
Carlos Gomes, o jovem que surpreendeu nas eleições para Prefeitura de Rio Branco defendendo a Rede Sustentabilidade é visto com frequência na reitoria da Universidade Federal do Acre. Será que há possibilidade de Minoru Kinpara sair candidato à Câmara Federal pela Rede?
Nunca comeu mel…
Fonte vinculada ao governo garante que Sibá Machado só se sente confortável quando o vocativo dirigido a ele começa assim: “deputado federal licenciado…”. a postura acaba expondo duas coisas: 1) o perfil militante do Sibá; 2) o peso que o cargo de secretário de Estado lhe impõe.
Ainda, o Sibá
Em rede social, o “secretário insatisfeito” sempre rende polêmicas. Não pelas inovações no pensamento. Mas, pelos equívocos. Vai da CIA à energia “eólica”.
Sugestões, críticas e informações quentinhasdaredacao@gmail.com