Povo Nawa bloqueou o rio Moa em forma de protesto
Em forma de protesto, pela homologação da demarcação da terra indígena localizada próximo à Serra do Divisor, no Acre, indígenas da etnia Nawa retiveram dez servidores, na tarde deste domingo (18).
O povo Nawa bloqueou a passagem através do rio Moa, o que acarretou no impedimento de qualquer transporte naval na região.
Entre as pessoas que ficaram retidas estão: quatro servidores da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo, dois do Sebrae, um do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), dois da Secretaria de Comunicação do Estado e um da Prefeitura de Mâncio Lima.
Os funcionários estavam no local apresentando cursos de capacitação para as comunidades da Serra do Divisor, quando tentavam retornar foram impedidos de atravessar o bloqueio.
Segundo o Governo do Estado, os indígenas foram pacíficos e os servidores já foram liberados, mas por questões de segurança, os servidores ficarão acomodados no Polo de Saúde da Aldeia República e devem seguir viagem por barco na manhã desta segunda-feira (19).
A situação foi contornada após representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Governo do Estado agirem e negociarem a liberação do rio com os indígenas.
(Foto: Reproduçãp)