Técnicos acreanos não conseguem fazer correção no sistema
O sistema do Plano Nacional de Imunização (PNI) tem apresentado falhas em relação a dados das vacinas contra a covid-19. Enquanto os técnicos da vigilância epidemiológica de Rio Branco continuam lançando os dados das pessoas que foram vacinas, o sistema multiplica a quantidade de vacinas aplicadas em uma só pessoa.
De acordo com os técnicos, o problema começou na semana passada, quando uma verificação foi realizada, constatou-se no sistema que várias pessoas haviam tomado oito, nove e até 12 doses da vacina. No entanto, esses números não batem com o lançamento realizado, e os técnicos do Acre não conseguem fazer a correção.
“Esse problema no sistema é uma questão nacional, no Ministério da Saúde. O sistema não fechou para gente parar de lançar as pessoas que tomaram as vacinas”, informou Socorro Martins, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Rio Branco.
Apesar das reclamações do município, o Ministério da Saúde não explicou o que aconteceu na rede. A coordenação do Ministério da Saúde em Rio Branco, informou que o departamento de informática está corrigindo o problema no Datasus.