Requentando
Mais um workshop sobre Desenvolvimento Regional, na city. E, mais uma vez, o representante do Governo do Estado requentando a velha lenga lenga do – temos 86% de áreas preservadas, precisamos de uma compensação. Pelo jeito, o Acre não quer sair da lista de beneficiários dos programas de bolsa-esmola do Governo Federal. Difícil falar em desenvolvimento desse jeito!
Zona Franca Verde
Agora, vários segmentos apostando na Zona Franca Verde, enquanto se desculpam pelo fracasso da ZPE. Complicado disputar mercados para “produtos acrianos”, quando a maior zona franca do mundo, está prestes a ser instalada bem ali no Peru. O empresariado diz enxergar uma luz no fim do túnel… a coluna replica a brincadeira: “Cuidado que pode ser um trem para atropelar”.
Estrategista
Erra quem pensa que a decisão de colocar Socorro Néri como vice de Marcus Alexandre tenha sido uma concessão à classe mais conservadora. Na verdade, a ideia foi gestada e colocada em prática por um dos maiores estrategistas políticos do estado. Tão bom, que nem aparece, nem é mencionado. Não é a coluna que vai expor. Pelo menos, não agora. Mas, guardem essa informação. Depois que Ney Amorim for eleito governador, daremos o nome.
Ciscando para fora
Ninguém entende a cabeça dos “pensadores” do PT local. Descartam o PCdoB em Rio Branco e o PTN em Cruzeiro do Sul. Não lembram que esses partidos juntos têm três deputados, que desgostosos podem atrapalhar algumas votações. Mesmo porque se o governo Michel Temer se estabilizar, a tendência natural será o encolhimento da FPA.
Magoado
O PCdoB sai dessa negociação, magoado, sim. Afinal, sempre demonstrou fidelidade canina ao PT. Nessa questão do impeachment da presidente Dilma então… e, o pior é que a pendenga não se esgota na Capital. No interior do estado, o PT também não quer dar espaço para o PCdoB. Ver para crer se a militância comunista vai cair em campo atrás de votos na campanha majoritária!
Cibalena
A escolha de Neri como vice de Marcus Alexandre expõe as vísceras da FPA. Ficou evidente que, para os caciques do PT (internamente), Marcus Alexandre, tem a força de uma cibalena vencida. O que ele pensa e quer, na esfera política, não tem efeito.
Quadros
Os dirigentes partidários da Frente Popular podem rasgar os diplomas. Ir buscar no PSDB um quadro para compor chapa à Prefeitura de Rio Branco beira a humilhação.
Fidelidade
A fidelidade do PCdoB nunca foi tanto colocada à prova.
Chance
Eliane Sinhasique nunca teve chances tão concretas de ser prefeita. Uma derretora da oposição, nessas condições, será humilhante.
FPA? O que é isso?
No Acre, o PSB, de uma hora para outra, “conquistou” a presidência da Câmara de Vereadores da Capital; a 1ª Secretaria da Assembleia Legislativa e, agora, a possibilidade de emplacar a vice-prefeitura de Rio Branco.
Unidade
A unidade da Frente Popular só estaria consolidada se o vice continuasse com o PCdoB? Claro que não. A questão é outra. O problema é a forma como foi construída a ascensão de Néri na coligação. Tivesse Marcus Alexandre brio e sangue com mais tinta a costura teria outro remendo.
Até tu?
A polícia da Tailândia acusou mais de vinte pessoas de tráfico de animais silvestres. Entre eles estão três monges budistas. Depois que os Malafaias da vida jogaram a credibilidade dos evangélicos na lata do lixo, muita gente se ancorou nos ensinamentos budistas. Parece que os daqui, fizeram escola lá…
Sugestões, críticas e informações quentinhasdaredacao@gmail.com