Nesta terça-feira (16), a Gameleira foi mais um ano palco de um dos eventos mais aguardados do ano: o Arraial Cultural, promovido pelo governo do Estado por meio da Fundação Elias Mansour (FEM). Minoru Kimpara, presidente da fundação, destacou o sucesso da festividade.
“As expectativas foram superadas. Começamos ontem o arraial, o tão esperado Arraial Cultural, porque nós temos arraiais nos bairros, mas o arraial cultural do governo do Estado promovido pela Fundação Elias Mansour é sempre muito esperado, muito desejado, muito almejado”, diz.
Com uma programação diversificada e uma infraestrutura robusta, o evento surpreendeu pela presença massiva do público. “Ontem, imaginar que o dia 16, uma data bem posterior ao pagamento do governo do Estado, nós tivemos muita, mas muita gente mesmo. O público nos surpreendeu, tanto na praça de alimentação, como também no palco de apresentação das quadrilhas”, explicou Kimpara.
A primeira noite do Arraial Cultural deste ano superou a do ano passado. “Foi uma surpresa maravilhosa, positiva, já superando o arraial de 2023, que já foi bem frequentado, bem embalado, bem elogiado. E esse então aí, olha, com mais quadrilhas se apresentando, um número maior de quadrilhas do interior, inclusive, isso já nos alegra muito”, salienta.
Ao todo, 12 bandas locais participaram do evento, seguindo a orientação do governador de valorizar os artistas da terra. “O ano passado não tivemos nenhum incidente e esse ano, se Deus quiser, não teremos nenhum incidente, por que? Porque não é um acidente, é um arraial para a família, para os familiares. Nós queremos cuidar desde as crianças até as pessoas da melhor idade, um arraial para a família, para a gente se divertir verdadeiramente”, ressaltou.
Entre as atrações, as apresentações de quadrilhas foram o destaque, com a promessa de eleger a vencedora que representará o Acre em Brasília no próximo dia 26. A premiação para a campeã é de 150 mil, e o governo do estado garantiu dois ônibus para o transporte das quadrilhas vencedoras até Brasília.
Kimpara concluiu celebrando a abundância de música, dança, comida típica e alegria que marcaram o evento. “Um momento maravilhoso, muita música, muita dança, muita comida típica, muita alegria, nossa perfeito”, relembra.