Muito triste
A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) usou as redes sociais para manifestar agradecimentos aos seus eleitores e apoiadores, e dizer que “está triste, mas serena”, por causa dos resultados desfavoráveis das eleições.
Nada de choro
O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Élson Santiago (PEN), um dos derrotados nas urnas, disse que não quer choro e nem lamentação pelas derrotas. Fazendo piada com os derrotados da Aleac, disse: “Não quero choro, pois não tem toalha para todo mundo”.
Nem PT, nem PSDB
O PSOL não apoiará nem o PT, nem o PSDB, nas eleições do próximo dia 26, quando será definido o segundo turno das eleições acrianas.
Nada de apoio
Antônio Rocha, candidato ao governo pelo partido, que foi derrotado no último dia 5, afirmou que, por falta de afinidade ideológica com as duas siglas que pleiteiam o governo, o partido não definirá apoio, e que qualquer membro que escolha um dos lados, o fará sem o aval do PSOL.
Reunião
O governador Tião Viana (PT) reuniu-se na manhã desta quarta-feira, 8, com os candidatos eleitos e derrotados no pleito de 2014 da coligação Frente Popular. O objetivo: montar uma estratégia de guerra para vencer a disputa no dia 26 de novembro.
Não compareceram
Figuras importantes da coligação e não donos de votações expressivas simplesmente compareceram à reunião.
Fogo amigo
Não compareceram a tal reunião os deputados reeleitos Éber Machado (PSDC), Jonas Lima (PT) e Manoel Morais (PSB). Os três foram alvos de fogo amigo (leia-se cúpula petista) durante toda a campanha eleitoral.
Também não foram
O deputado José Luiz Tchê (PDT), Elson Santiago (PEN), Moisés Diniz (PCdoB), Astério Moreira (PEN), Denilson Segóvia (PEN) também não marcaram presença na reunião.
Ressentimento
A insatisfação desses deputados derrotados no pleito bate à porta de Tião Viana nesse momento tão crucial de sua campanha. A maioria anda ressentida com o tratamento recebido no governo do PT para suas respectivas reeleições.
Sem chance
A casa, definitivamente, caiu para o deputado Jamyl Asfury (PEN). Mesmo que o parlamentar seja reconduzido a Aleac para a próxima legislatura, seu sonho de presidir a Assembleia Legislativa foi por água abaixo.
Proibido
Segundo o Regimento Interno da Aleac, em seu art. 23, §3º, o suplente de deputado não pode ser eleito para os cargos da Mesa Diretora e nem para a Presidência ou Vice-Presidência de comissão. Isso acaba com todas as chances de Jamyl assumir o comando da Casa do Povo nos próximos quatro anos.
O que é pior?
Levando em consideração que o deputado derrotado no pleito de 2014 tem um ego enorme, não se sabe o que seria pior para ele: estar fora da Aleac ou estar dentro e não ter nenhum cargo lá dentro.
Capacidade de superação
Na Câmara Federal, quem promete abalar as estruturas é o deputado federal eleito Major Rocha (PSDB). Tudo conspirava contra a sua eleição, mas Rocha mostrou uma capacidade incrível de superar obstáculos que se apresentaram no seu caminho.
Força
A vitória de Jéssica Sales (PMDB) só mostrou uma coisa: a família Sales tem força no Juruá.
Qual será?
Qual será a estratégia de Vagner Sales (PMDB) no pleito de 2016, haja vista que ninguém de sua família poderá sair candidato à prefeitura de Cruzeiro do Sul.
Aécio Neves
A candidatura de Aécio Neves (PSDB) à Presidência recebeu nesta quarta-feira (9) o apoio formal de PSB, PSC e PV – na terça (8), o PPS havia aprovado o apoio.
Fala sério
O PSOL também anunciou nesta quarta a posição para o segundo turno – não apoiar nem Aécio nem Dilma Rousseff. Mas, a candidata à presidente pelo partido, Luciana Genro, recomendou aos militantes que votem em branco, nulo ou em Dilma.
Aguardada
A decisão mais aguardada era a do PSB, que se definiu no final da tarde de quarta-feira, após reunião da comissão executiva do partido, em Brasília.
Voos maiores
O deputado federal eleito Werles Rocha (PSDB), definitivamente, decidiu alçar voos maiores. Após a vitória no último domingo, o próximo projeto de Rocha será ser o novo presidente regional do PSDB, hoje nas mãos do deputado federal Marcio Bittar (PSDB).
Antônia Lúcia
A deputada Antônia Lúcia Câmara (PSC), candidata à reeleição nas eleições de 5 de outubro, usou as redes sociais para agradecer a oportunidade e o apoio dos amigos, companheiros de crença e, principalmente, dos seus eleitores.