O sistema de transporte público de Rio Branco chegou a gerar 600 empregos, atualmente são 280 vagas, menos da metade de 3 anos atrás
Os diretores do Sindicato dos Trabalhadores do transporte coletivo do município de Rio Branco, foram buscar na câmara, informações sobre a licitação para a contratação das empresas que vão operar no sistema.
Atualmente, a empresa Ricco está com todas as linhas através de contrato temporário, que pode ser estendido por mais seis meses. Além de receber o dinheiro das passagens, a Prefeitura de Rio Branco ainda está repassando um subsídio de quase 8 milhões de reais para a empresa se manter no sistema.
Quando assumiu o transporte coletivo de ônibus em fevereiro desse ano, a Ricco contratou parte dos funcionários que estava nas antigas empresas, só que mais de 60 trabalhadores ficaram sem os empregos: motoristas, mecânicos, pessoal administrativo e da limpeza.
Segundo o sindicato, os demitidos ainda não conseguiram outros empregos no mercado, alguns passam por necessidades, falta alimento em casa. “a gente todo dia recebe várias ligações de trabalhadores que ainda não conseguiram e tá passando até necessidade muitas vezes”, diz o presidente do sindicato Antônio Neto.
O sistema de transporte público de Rio Branco chegou a gerar 600 empregos, atualmente são 280 vagas, menos da metade de 3 anos atrás. O que mais revolta os sindicalistas é que a prefeitura não repassa informações de como anda a licitação. Um outro medo é que todo o sistema fique nas mãos de uma única empresa.
O líder do prefeito disse que apoia os trabalhadores, não é favorável a prefeitura contratar apenas uma empresa para o sistema, ele vai marcar uma reunião com diretores da Rbtrans para que passem os detalhes da licitação, saber se realmente está sendo movimentada.
“E a gente vai reunir a bancada junto do sindicato para cobrar, tem que cobrar o prefeito que faça logo essa licitação e em seguida faça outra licitação, que seja no mínimo duas empresas, para que não seja só uma monopolizando o transporte público”, diz o vereador do PSDB Raimundo Castro.
Com informações de Adailson Oliveira para a Tv Gazeta