O mês de abril foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como referência para conscientização sobre o autismo. O Abril Azul tem como principais objetivos dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), promover a inclusão e combater o preconceito. No Acre, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AC) se engaja nessa causa e, em parceria com a Polícia Civil, realizará uma ação especial no dia 4 de abril.
Durante todo o dia, das 8h às 17h, a sede do TRE em Rio Branco será palco de uma iniciativa voltada exclusivamente para crianças e adolescentes com TEA. O evento terá como principal serviço a emissão de carteiras de identidade para esse público. Para obter o documento, é necessário o agendamento prévio e a apresentação dos seguintes documentos:
– Para quem possui CPF: certidão de nascimento ou casamento, CPF, comprovante de endereço ou declaração no local, nome e CPF do responsável (em caso de menores) e telefone para contato.
– Para quem não possui CPF: certidão de nascimento ou casamento, comprovante de endereço ou declaração no local, documento de identidade do responsável, CPF do responsável e telefone para contato.
Além da emissão de documentos, o evento contará com uma palestra educativa. A psicóloga e mestre em análise do comportamento, Celeste Costa, ministrará a apresentação “Capacitismo: não cometa esse crime”, abordando questões relacionadas à discriminação contra pessoas com deficiência. A palestra terá início às 9h e durará aproximadamente 45 minutos.
Para proporcionar uma experiência inclusiva e lúdica, haverá também uma área de entretenimento, onde as crianças poderão brincar e conhecer a “Memória Eleitoral”, que apresenta urnas antigas e a história do voto no Brasil.
Além de reforçar a inclusão e a conscientização sobre o autismo, a iniciativa também marca o início das comemorações dos 50 anos do TRE-AC. A instituição celebrará o cinquentenário em 11 de agosto, e a ação do Abril Azul dá início às atividades comemorativas.
Matéria em vídeo produzida pela repórter Débora Ribeiro, para TV Gazeta.