Por Inayme Lobo para o Agazeta.net
A realização de testes de detecção do Papilomavírus Humano (HPV) ocorre entre os dias 30 de setembro a 1 de novembro, na Universidade Federal do Acre (Ufac), campus Rio Branco, no bloco de Direito, das 18h até às 22h. A ação é coordenada pelo Hospital Moinho dos Ventos, de Porto Alegre (RS), em parceria com o Ministério da Saúde.
A ação é destinada ao público masculino, totalmente gratuito e não é necessário documento para realizar o teste, é pré-requisito é ter entre 16 a 25 anos, e ter tido pelo menos uma relação sexual na vida.
A necessidade de realizar a ação, ocorreu devido a demanda do Ministério da Saúde, que realiza o estudo de “Prevalência Nacional de Infecção pelo Papiloma Vírus Humano – HPV: POP – Brasil 2” ou “Pop Brasil 2”, sobre a prevalência do vírus (HPV), na população de 16 a 25 anos entre homens e mulheres.
O estudo epidemiológico irá avaliar o impacto da vacinação contra o HPV. O resultado da pesquisa auxiliará o país na tomada de decisão e formulação de políticas públicas no enfrentamento do HPV no pais.
O Papiloma Humano é uma das infecções sexualmente transmissíveis mais comuns no mundo, o vírus atinge 11,7% da população global. A maioria das pessoas sexualmente ativas entrou ou entrará em contato com ele em algum momento da vida.
Os dias de atendimento na universidade não serão prolongados, a enfermeira da atenção primária da saúde de Rio Branco, Narjara Campos de Araújo, que participa da pesquisa, esclarece que o estudo, ocorrido há um ano, se encerrará no dia seis de novembro. Segundo ela, a ação que vai acontecer na Ufac está focada no público masculino.
“A ação que irá ocorrer na Ufac está focada no público masculino. A pesquisa abordou tanto o público masculino quanto feminino, porém a meta para as mulheres foi concluída”, diz a enfermeira.
Araújo alerta que o HPV possui mais de cem tipos classificados entre baixo risco e alto risco. Além disso, afirma que o HPV de alto risco pode ocasionar câncer.
“O HPV possui mais de cem tipos classificados entre baixo risco e alto risco. O Papiloma Humano de baixo risco causa verrugas nas áreas genitais para ambos os gêneros. O HPV de alto risco pode causar o câncer”, informa.
A pesquisa está em sua última fase, está sendo coordenada pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), Ministério da Saúde e Hospital Moinho dos Ventos, de Porto Alegre (RS).
Estagiária supervisionada por Gisele Almeida