Um empreendedor que deixou um legado para a iniciativa privada local
No primeiro ano de falecimento do empresário Roberto Moura, políticos e empresários relembram como o garoto de Tarauacá passou de visionário a um dos maiores empreendedores do Acre.
Nos últimos anos, o ritmo econômico de Rio Branco cresceu e transformou a cidade. Os empresários que descobriram isso e souberam fazer os investimentos transformaram o empreendimento em sucesso.
Essa trilha sempre foi seguida pelo empresário Roberto Moura. A Recol que começou apenas distribuindo medicamentos na década de 80, nos dias atuais, tem na sua lista de revenda, produtos para todas as áreas.
Na linha de crescimento da empresa vieram a revenda de veículos importados e nacionais. Com todas as empresas seguindo um padrão diferenciado de atendimento e de estrutura.
Segundo o presidente da Associação Comercial, Jurilande Aragão, as empresas aliam modernidade e um pouco de tempero local. “Roberto Moura, soube como ninguém fazer os investimentos corretos e traçar um perfil de empresário como nunca ninguém viu”, completou.
Para atender diretamente o consumidor, Roberto Moura investiu na rede de supermercado e farmácias com preços acessíveis.
Hoje o grupo Recol é um dos mais fortes do Estado, com ramificações em Rondônia e Mato Grosso. São mais de dois mil empregos gerados no Acre.
Natural de Taraucá, Roberto Moura começou sua vida no comércio ainda jovem. Iniciou trabalhando na antiga Vasp. Sempre inquieto e insatisfeito, partiu para empreendedorismo com uma visão diferenciada.
Foi preciso coragem e muito trabalho. Dessa forma, ele conseguiu ser um dos maiores exemplos de como se começar do zero e se tornar um grande empresário.
Outro sonho que parecia impossível e que Roberto Moura transformou em realidade, foi o nascimento da TV Gazeta.
A TV nasceu de uma vontade de mudar a vida da população. A proposta era levar um jornalismo mais coeso e de credibilidade, e, já no nascedouro, a emissora conseguiu ser um sucesso.
Roberto Moura sempre investiu nos profissionais e nos melhores equipamentos. Sonhou em interligar o Acre e hoje a TV Gazeta leva sua programação a 80% dos moradores do Estado.
O senador Aníbal Diniz, que foi o primeiro editor da TV Gazeta, disse que a partir de Roberto Moura, a televisão do Acre passou a ter novo significado. “Ele resolveu investir no que chamava de melhor jornalismo. A vontade era tanta que conseguiu imprimir um ritmo e qualidade invejáveis”, disse Diniz.
Nesse dia 14 de agosto faz um ano que Roberto Moura faleceu, mas seu legado ficou. Tinha 60 anos, e, apesar de não gostar de exposição, era uma das figuras mais influentes da política de Rio Branco.
Atualmente as empresas, dirigidas pelos filhos, mantêm o mesmo sonho, padrão e empenho e a ideia de um Acre melhor.