Por João Cardoso para o Agazeta.net
A Universidade da Amazônia (Unama) em Rio Branco deu início a um projeto que realiza atendimento psicoterápico, de forma gratuita, para todas as idades. Os agendamentos podem ser feitos somente nas segundas-feiras, pela parte da manhã ou tarde, de forma presencial, na sede da universidade, no Via Verde Shopping.
Com o objetivo de auxiliar a comunidade, o projeto visa atender às demandas necessárias de pessoas que podem ter desenvolvido algum tipo de psicopatologia. A terapia é indicada a partir dos três anos de idade e os encontros podem ser semanais com sessões que podem durar até 50 minutos.
Para o psicólogo e professor Anderson Moura, existem ideias equivocadas de que quem vai ao psicólogo está com problemas ou ficando louco, mas o que realmente existe é a busca pela ajuda psicológica e o autoconhecimento. O profissional também destaca a importância da terapia.
“Somos aquilo que aprendemos ser, e muitas vezes por falhas de compreensão nesse processo acabamos aprendendo errado, o que nos faz, consequentemente viver essa situação de forma errônea, e por isso, a terapia é uma importante ferramenta na busca dessa nova ressignificação”, afirma Moura.
Ainda de acordo com o professor, o Brasil se destaca como um dos países mais ansiosos do mundo, sendo uma das razões para o acolhimento da população e programas que visam o combate aos transtornos de ansiedade.
O projeto do curso de psicologia da Unama, visa dar assistência à comunidade, afim de ajudar crianças, adultos, adolescentes e, até mesmo, pais que não sabem lidar de forma precisa com possíveis transtornos de seus filhos.
Os interessados em agendar uma consulta devem levar documento de identificação com foto.
Estagiário supervisionado por Gisele Almeida