CoronaVac está na fase 3 de testes em humanos
A CoronaVac já está na fase 3 de testes em humanos, os testes com a vacina tiveram início no Brasil em julho. De acordo com o governo paulista caso a última etapa de testes comprove a eficácia da vacina, a CoronaVac já poderia estar disponível para vacinação de brasileiros a partir de dezembro deste ano.
O acordo entre a Sinovac e o Butantan prevê a transferência de tecnologia para produção do imunizante no Brasil. A CoronaVac prevê a administração de duas doses por pessoa.
“Nós, aqui no Brasil, provavelmente, seremos um dos primeiros do mundo a ter uma vacina disponível para vacinação em massa”, adiantou o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.
Caso seja aprovada em testes e receba aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a CoronaVac ficará disponível para imunização pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“O processo de transferência tecnológica com a Sinovac já começou. Todos os sistemas de qualidade já estão sendo desenvolvidos e preparados para receber o primeiro lote de matéria-prima em outubro. No mesmo mês, vamos começar a formular as primeiras doses dessa vacina no Instituto Butantan e, até o final de dezembro, já esperamos ter disponíveis para entrega ao Ministério da Saúde cerca de 46 milhões de doses”, completou Covas.