Por *Natália Lindoso* para o Agazeta.net
A vacina contra a influenza está disponível em todas as unidades de saúde do estado até o dia 31 de julho, para a população em geral. Após esse período, a vacina entrará no calendário de rotina e estará disponível apenas para os grupos prioritários, conforme determinação do Ministério da Saúde.
A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações no Acre (PNI/AC), Renata Quiles, destacou essa mudança e reforçou a importância da população procurar a unidade de saúde antes do fim desse período.
“Nós sempre recebemos vacinas da influenza em grande quantidade, com sobra, e dado o cenário de muita sobra e muito desperdício nos últimos anos, pela baixa procura dos grupos prioritários, o Ministério da Saúde decide garantir efetivamente a vacinação para os três grupos de maiores riscos, que é gestante, idoso e a crianças menores de seis anos”, explicou a coordenadora.
Com isso, o Ministério da Saúde adquire menos vacinas de laboratórios, garantindo sobra para outros grupos prioritários, como trabalhadores da saúde, povos indígenas e pessoas privadas de liberdade.
“Sabendo que vamos receber menos doses do Ministério da Saúde, já sabemos que vai impactar nessa adesão da população geral, porque nós precisamos garantir a vacina para o grupo de risco, o grupo que em contato com a doença pode desenvolver as formas graves e até a morte, pela doença”, destacou Renata Quiles.
Com essa determinação, é importante que a população em geral que busca a vacina se dirija às unidades de saúde até o final de julho.
“Então, lembrando, para a população geral, ela ainda vai estar disponível até o dia 31 de julho, e depois disso, só vai ter oportunidade de se vacinar não sendo um grupo de risco, se houver sobra da vacina, e a gente sabe que não vai ter mais um estoque tão grande como a gente tem hoje”, finalizou a coordenadora do PNI/AC.
Com informações da repórter Débora Ribeiro para TV Gazeta
Estagiária supervisionada por Gisele Almeida