Outros candidatos estão fechando com lideranças das organizações criminosas, para que só eles façam campanha na área
Candidatos que concorrem as eleições 2022 no Acre, denunciam a cobrança de pedágio em alguns bairros da capital. Segundo eles, na Cidade do Povo, para fazer campanha eleitoral eles precisam pagar R$ 4 mil. Além disso, outros estão fechando com lideranças das organizações criminosas, para que só eles possam fazer campanha na área.
A Justiça Eleitoral já tinha recebido algumas informações sobre as ações de facções em alguns bairros. Além disso, existem nomes de candidatos que montaram esquemas com essas organizações criminosas. A Justiça Eleitoral já montou até esquemas de investigações.
O desembargador Luiz Camolez, corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), disse que as denúncias são graves. Para existir democracia e liberdade no voto, os candidatos devem ser livres para entrar em sair em qualquer bairro.
“Onde tem as facções nós temos que não conviver com isso, mas buscar apurar e aplicar legislação que for pertinente, independentemente de qual que for a facção”, explica o desembargador.
Quanto aos candidatos que se juntam as facções para impor medo aos outros candidatos, o corregedor do TRE, disse que ele pode perder o registro de candidatura e se eleito corre o risco de não ser diplomado.
A população também pode ajudar nessa investigação. Dessa forma, quem souber das ações que tirem a legitimidade do voto livre pode entrar em contato com a Justiça Eleitoral ou mesmo uma Delegacia.
Com informações de Adailson Oliveira para TV Gazeta