Na última quinta-feira (25), um morador do bairro Miritizal deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruzeiro do Sul, com febre e dores intensas. Após os exames darem positivo para doença de chagas, foi iniciada uma investigação que chegou a outros casos, nove pessoas foram internadas no Hospital do Juruá após serem diagnosticadas com a doença.
Governo do estado e prefeitura de Cruzeiro do Sul agem em conjunto e realizaram uma reunião para discutir a situação. A coordenadora regional de saúde Diane Carvalho, informou que os pacientes estão sendo acompanhados por uma equipe médica especializada: “No momento estão todos estáveis, se encontram internados no hospital regional do Juruá. Um possivelmente já vai ter alta, porque já está em melhora do quadro clínico”, diz
A doença de chagas, tem um tratamento longo e a população precisa ficar atenta ao tempo necessário de cuidados. É um tratamento prolongado, de até dois meses e exige um comprometimento grande do paciente que está infectado.
O Secretário de saúde de Cruzeiro do Sul Áureo Neto, explicou que o município juntamente com o estado segue investigando os casos confirmados, porém a suspeita é de que a contaminação tenha ocorrido durante uma comemoração: “Foi feita a investigação, e a gente está entrando na fase de conclusão, que foi um fato isolado. Infelizmente foi feito um açaí e também está sendo investigado um patoá, na casa de um senhor e ele, em uma festa de aniversário, distribuiu esse açaí para os familiares e amigos.”, relata.
Com informações do repórter Glédisson Albano para TV Gazeta